sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Aplicação TransD


A literatura na sala de aula: uma alternativa de ensino transdisciplinar

Hugo Monteiro Ferreira



Esta tese estuda a escolarização adequada do gênero literário baseada em uma abordagem de ensino transdisciplinar. Os principais objetivos são investigar o grau de transdisciplinaridade da leitura literária em sala de aula e propor a leitura literária como sendo uma alternativa de ensino transdisciplinar.
Os aportes teóricos, os quais sustentam as linhas de argumentação central desta tese, têm relação com as teorias críticas sobre a crise epistemológica e metodológica no discurso da modernidade;
a emergência de um paradigma emergente sob a ótica do discurso da pós-modernidade;
as teorias curriculares e suas inter-relações com o ensino escolar;
as teorias da complexidade e da inter e transdisciplinaridade;
teorias da leitura e da literatura, mais precisamente a semiologia literária e a estética da recepção;
teorias sobre a mediação pedagógica a partir de pressupostos e princípios transdisciplinares.
Os fundamentos metodológicos, do tipo inter e transdisciplinar, os quais ancoram a abordagem do estudo têm relação com uma linha de analise qualitativa aplicada a uma situação de ensino-aprendizagem realizada durante coleta de dados na etapa empírica da pesquisa.

O corpus analisado compõe-se de episódios oriundos das aulas com textos literários realizadas entre os meses de junho a dezembro do ano de 2005, sob a orientação de uma didática complexa e transdisciplinar.
Os sujeitos envolvidos são estudantes na faixa etária entre 9 e 13 anos de idade, de uma escola pública, no município do Cabo de Santos Agostinho, estado de Pernambuco. A partir dos achados encontrados durante a pesquisa, tanto bibliográfica quanto de campo, é possível concluir, dentre outras coisas, que a leitura literária, quando mediada adequadamente em sala de aula, é um objeto transdisciplinar de alto grau, posto que a leitura literária pode permitir e possibilitar ao leitor real, através de um necessário processo de especulação sobre a vida e seus desdobramentos, consistente reflexão em torno das ocorrências individuais e coletivas tanto em instâncias mais simples como em instâncias mais complexas

Pertenece a: BDTD Ibict

Nenhum comentário:

Postar um comentário