domingo, 2 de agosto de 2009

CETRANS



O
Centro de Educação Transdisciplinar - CETRANS

é um centro de educação e referência transdisciplinar criado em 1998 que tem sua trajetória consolidada através de múltiplas ações educacionais realizadas por seus membros nacionais e internacionais. Sua finalidade é desenvolver atividades de pesquisa, diálogo e prática reflexiva sobre a epistemologia transdisciplinar e a subseqüente criação e implementação de projetos permeados pela transdisciplinaridade em diferentes áreas do conhecimento e do trabalho, considerando as inter-relações existentes entre elas.

(...) " Quando vi a palavra "remembramento" no texto, lembrei-me do mito egípcio de Osiris, que foi enganado por seu irmão Set, aprisionado numa arca e lançado às águas do Nilo. Depois, para evitar que ele fosse encontrado por Isis, que queria sepultá-lo, Set despedaçou o corpo de Osíris espalhando os pedaços por diversos lugares. Mas Isis, numa busca incansável, conseguiu encontrar e reunir os pedaços, faltando apenas um, que foi engolido por um peixe.

Como Osiris era uma divindade agraria associada ao movimento de germinação-decomposição das plantas, o sentido de morte e regeneração está presente nesse mito. Parece-me que ele também traz um sentido de delimitação, de separação numa individualidade (aprisionamento na arca) que é lançada no fluxo da vida. Em seguida, vem a consciência da mutilação, dissociação, desintegração, fragmentação de um eu plural que ainda não encontrou verdadeiramente a sua singularidade. Isis poderia representar aquela parte em nós que, ciente desse desmembramento, vai em busca dos pedaços para poder reuní-los, uma consciência unificadora. A parte que ficou faltando, engolida pelo peixe, passa o sentido da potencialidade, sempre presente, de uma reintegração em um nível mais elevado e primordial.

Esse mito nos fala dessa busca de uma unidade integrativa de nossas fragmentações.

"Postagem de Marly Segreto

Forum Encontros Abertos - A formação do sujeito e a Transdisciplinaridade

Patrick Paul. TRIOM, 2009

Participe!


http://www.cetrans.com.br/moodle/index.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário